sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ethersound - Você conhece ???





Redes ETHERSOUND

Desde pequenino tenho as nuances da música presentes de forma "generalista" em minha vida, apesar de não divulgar tanto.
Como profissão adotei a área de Redes de Computadores porém, quando as duas vertentes se juntam o entusiasmo toma conta logo, não pude deixar de compartilhar algo que com certeza muitos integrantes do mundo das Redes não conhecem.

Já algum tempo fui em uma palestra da YAMAHA convidado pela Casa da Música de Volta Redonda para vivenciar a experiência de conhecer os equipamentos que trabalham com o protocolo ETHERSOUND e resolvi postar algo sobre o assunto, até para informar os amigos das "REDES" que existe um outro mercado muito valorizado pelo mundo para quem gosta de "comer bit's e viver disso".

O Protocolo

O Protocolo aqui citado desenvolvido pela DIGIGRAM em 2001 na França, é utilizado para a transmissão de áudio digital com uma latência de 1,5 ms por dispositivo presente em cadeias chegando a 64 canais de áudio bidirecional, utilizando o cabeamento CAT5 respeitando aqueles parâmetros de distância que já conhecemos mas, nada impede de utilizamos a fibra óptica para maiores distâncias. O mesmo possui a taxa de amostragem de 96 Khz chega a máxima profundidade de 24 bits.

Imagen

A figura anterior mostra a interface a ser conectada em equipamentos que podem se localizar no palco para a união do mesmo com as mesas de som.

Quando geralmente vamos a algum espetáculo notamos que no meio do público ou na parte inferior do espaço, olhando para o palco fica um operador recebendo e mixando todos os sinais de som. A união deste operador com o palco agora não é feita mais por aquela "maçaroca" de cabos no chão e sim por apenas um cabo óptico protegido passando por algum lugar mais seguro. Mesmo ele estando próximo ao palco o número de cabos que sai do mesmo e chega até ele se resume agora em um par óptico ou um cabo STP.




Pensem nas vantagens

  • Organização do cabeamento
  • Pessoal de trabalho
  • Tempo de Montagem
  • Defeitos como interferências Elétricas e Mal contato
Lembro que a vantagem se estende ao sistema de envio de som já mixado para os transdutores (auto-falantes) que também é recebido por ativos presentes nas proximidades destes, diminuindo o cabeamento e aumento a proximidade um inimigo acaba sendo esquecido a RESISTÊNCIA ELÉTRICA que ocasiona em perdas.

Quanto as topologias de ligação as mesmas são adotadas para as redes que já conhecemos ANEL, ÁRVORE E BARRAMENTO.

Mais detalhes? Gostaram?  Então como créditos sempre devem ser dados a aqueles que merecem seguem os links que muito me ajudaram na obtenção destes conhecimentos.

Valeu Pessoal!!

http://protocolossonido.weebly.com/ethersound.html

http://download.yamaha.com/api/asset/file/?language=en&site=countrysite-master.prod.wsys.yamaha.com&asset_id=47270

https://www.youtube.com/watch?v=C60WxWEK2dM

Nenhum comentário:

Postar um comentário