segunda-feira, 11 de maio de 2015

IPV6 - Curiosidades

IPV6

IPV6, NECESSÁRIO ???


Apesar de não notares mas, o endereço IP que tua máquina possui foi recebido de um equipamento em sua residência fornecido ou não por uma empresa, e esta também possui um endereço IP fornecido por outra empresa.

E a quantidade de endereços esta se limitando, você sabia?


Entendendo a INTERNET


A internet se embasa no tráfego de pacotes ou invés da comunicação por circuitos, os pacotes são encaminhados independentemente através das redes que a compõe utilizando a mesma infraestrutura de telecomunicações. A vantagem da comutação de pacotes é a de permitir um compartilhamento de recursos de telecomunicações de forma eficiente, e a construção de redes.


O IP tem a responsabilidade de identificar cada dispositivo na rede, encapsulando dados inserindo informações para que o mesmo chegue ao destino. O IP possui a característica de utilizar vários tipos de redes de telecomunicações diferentes, pois ele cria uma camada sobre a qual todos os protocolos e serviços podem funcionar.

Por volta dos anos 80, a ISO (International Organization Standarnization) em conjunto com alguns fabricantes de soluções voltados para redes de computadores se agruparam para se padronizarem garantindo uma interoperabilidades entre tecnologias e equipamentos, surge então o modelo OSI. Cada etapa transpassada pelos dados que trafegam são agrupados em camadas regidas por regras denominadas PROTOCOLOS.

A forma com que cada protocolo se comporta é determinada por este modelo, e permiti que as camadas sejam compatíveis com as demais porém, este modelo não especifica implementações das camadas, ele se foca na interoperabilidade permitindo com que vários fabricantes diferentes podem prover protocolos funcionando com harmonia.





Entendendo a distribuição dos Endereços 

Embasado na regra de que endereços não podem se repetir, e os mesmos precisam de um gerenciamento centralizado logo, uma autoridade com o objetivo de efetuar esse controle, chamada Internet Asigned Numbers Authority, ou IANA é eleita.



A distribuição de IP's é hierárquica e conta com organizações regionais denominadas de Regional Internet Registries ou RIRs ou NIRs denominadas National Intenet Registries.
Em todo o mundo existem 5 RIRs sendo o LACNIC responsável pela América Latina.
Cada uma destas organizações é responsável por definir as regras de distribuição dos endereços em sua respectiva área de atuação é por implementá-las.
No Brasil o NIC.br gerencia o recurso de distribuição de IPs por particularidades como linguagem e a fundação primária do órgão brasileiro frente ao LACNIC.


O IPv6

A versão mais recente do protocolo IP é a versão 6. sua necessidade veio em virtude da ausência do suporte da versão 4 ao crescimento da rede permitindo a evolução dos quesitos:


  • Segurança dos dados
  • Controle da qualidade de serviços
  • Melhores recursos voltados a mobilidade e dispositivos que dependem da mesma
  • Simplificação dos projetos de rede com a não utilização do NAT em virtude da abundância de endereços.
Sou compatível com o IPv6 ?

Para obteres mais dados referentes a compatibilidade com este novo recurso basta acessar o site http://www.test-ipv6.com/  e o mesmo poderá exibir a seguinte mensagem:

"Seu navegador será instruído a acessar uma série de URLs. A combinação de sucessos e falhas dirá o quão preparado você está para o momento em que as entidades começarem a publicar seus sites em IPv6."

Testa com um registro DNS IPv4
bom (0.671s) usando ipv4
Testa com um registro DNS IPv6
ruim (0.291s)
Testa com um registro DNS duplo
bom (0.730s) usando ipv4
Testa DNS duplo e pacote grande
bom (0.701s) usando ipv4
Testa IPv4 sem DNS
bom (0.485s) usando ipv4
Testa IPv6 sem DNS
ruim (0.016s)
Testa pacote IPv6 grande
ruim (0.321s)
Testa se o servidor DNS de seu provedor usa IPv6
tempo esgotado (6.611s)
Encontrar provedor de serviços de IPv4
bom (0.875s) usando ipv4 ASN 7738
Encontrar provedor de serviços de IPv6
ruim (0.329s)


No caso deste teste, o computador em questão não esta utilizando o IPv6.

Focando o quesito SEGURANÇA o IPv6 disponibiliza a conexão e visualização direta de seu computador na internet, mesmo que provedor de Internet não ofereça IPv6, o mesmo poderá criar de forma automática um “túnel” para conectá-lo à Internet IPv6.
"Se estou visível na internet então não estou SEGURO"
Os cuidados com a segurança continuam como:
  • O seu Sistema operacional deve estar sempre atualizado
  • Faz-se necessária a utilização de um firewall
  • Não devemos nos esquecer do Anti-Vírus, de preferência adquirido através de uma relação financeira com um fornecedor competente.
  • Cuidado com sites maliciosos que instalam softwares de forma automática
Caso necessite de mais informações referentes a segurança consulte a aCartilha de Segurança do CERT.br no endereço http://cartilha.cert.br/

Obrigado a todos e espero ter contribuído com a evolução de muitos.


As Informações contidas aqui podem ser obtidas e constatadas dos seguintes locais:


http://ipv6.br/
http://tools.ietf.org/html/rfc4291





Um comentário:

  1. Ótimo artigo, o fim do NAT e do Broadcast, o inicio do Multicast. As grandes do mercado já estão migrando para o IPV6, como e o caso da Microsoft a Cisco e outras.
    Logicamente como todas as tecnologias tem seus altos e baixos porem a Rede mundial e o próprio mercado já esta se encontra caminhando para o IPV6.

    ResponderExcluir